Cachoeiras

As cachoeiras são em sua maioria particulares e os preços variam entre R$ 5,00 e R$10,00.

Cachoeiras Almécegas I e II:
Antes de chegar à Almécegas I, pode-se ver a cachoeira de frente, é uma bela vista além ser possível tomar banho, mas nessa parte Almécegas II se destaca, cai em forma de véu de noiva, a 45 mts de altura. Sua piscina tem águas verdes cristalinas e o córrego Almécegas vai além por um grande canyon de rochas coloridas. Encontra-se no Hotel Fazenda São Bento a 09 km do PachaMama.

Cachoeira da Água Fria
É uma queda com um total de 190 mts. em cascatas que variam entre 60 , 50 e 30 mts. de altura com grandiosa vista para o Vale do Moinho, ideal para a prática de Rappel. Encontra-se no Camping Santa Rita de Cássia a 08 Km da cidade de Alto Paraíso. A caminhada até a cachoeira é de 2 km.

Cachoeira São Bento
É formada pelo rio dos Couros e possui uma ótima piscina natural para mergulho e natação, em uma das margens há uma caverna semi-submersa. No mês de setembro sedia campeonatos de Pólo-Aquático. A 09 Km do PachaMama.

Cacheira das Loquinhas
Uma série de pequenas cachoeiras e poços de água verde esmeralda e cristalina, o caminho é totalmente tablado e possui também escadas de madeira para facilitar o acesso às águas. Fácil acesso fica dentro da cidade de Alto Paraíso. Ótimo para tomar banho.

Cristal
Um belo lugar para caminhar, tomar banho, nadar e tomar sol. Várias cachoeiras pequenas e charmosas, com diversos recantos para tomar uma boa ducha natural e banho de sol. Acesso fácil com estrada em ótimo estado, trilha de caminhada tranqüila e local para vendas de alimento. As quedas de água se sucedem e formam poços. Fica aproximadamente a 6 km de Alto Paraíso. Trilha adequada para idosos e crianças, até o primeiro poço, com caminhada de aproximadamente 200m.

Morada do Sol
De grande beleza, com águas rasas e gostosas para tomar banho. Piscinas rodeadas por lages de pedras que formam cascatas, ideal para hidromassagem. Fica a 06 Km após o Distrito de São Jorge.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Unidade de Conservação abrangendo um terço da área do município de Alto Paraíso de Goiás. Possui lindos atrativos turísticos como: Saltos do Rio Preto (Cachoeiras de 80 e 120 mts),Corredeiras e Canyons, cujo acesso se faz a pé a partir do Distrito de São Jorge. A visita ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros só é permitida com acompanhamento de um Guia credenciado pelas Associações. Existem duas opções de trilha, uma que leva ao Salto do Rio Preto que é o principal atrativo do Parque, ambiente perfeito para fotografar e a segunda leva aos Canyons e a cachoeira Cariocas, um ótimo lugar para nadar.  A caminhada dura um dia inteiro para cada uma das opções.

Raizama
Santuário de beleza selvagem, local bom para a prática do canyoning, em bela cachoeira no encontro entre os rios São Miguel e Raizama, mas perigoso na época de chuva. À 05 km do Distrito de São Jorge.

Vale da Lua
O rio São Miguel corre entre rochas que impressionam pelas cores e formas esculturais, talhadas pela força das águas através dos tempos. Provavelmente o principal cartão postal da Chapada dos Veadeiros. Ótimo local para banho com bela vista. A 14 Km do PachaMama.

Poço Encantado
A 50 km de Alto Paraíso em estrada asfaltada rumo a Cavalcante o local dispõe de uma boa estrutura, com estacionamento e lanchonete com  uma vista privilegiada da cachoeira com uma queda de 45mts de altura. Embaixo dela forma-se um grande poço excelente para nadar. A mata ciliar é aberta com uma prainha ideal para o disfrutar em família.

Anjos e Arcanjos
Duas cachoeiras belíssimas tanto para tomar banho quanto para apreciação, suas águas são apesar de muito limpas, de cor escuras como coca-cola devido à alta concentração de tanino (composto vegetal), fazendo um belo efeito com a luz do sol. Está dentro do Parque Solárium a 12 km de Alto Paraíso no vilarejo do Moinho. Para chegar às cachoeiras é preciso caminhar média de 2km cada uma, sendo a Arcanjos um nível um pouco mais difícil, porém de uma beleza mais impressionante.

Cataratas dos Couros
Um rio com uma sequencia de quedas por vários quilômetros as Cataratas dos Couros recebe esse nome pelo fato de ter sido o local onde se tratavam os couros dos veados campeiros há anos atrás. Para chegar a queda principal e de maior beleza é preciso preparo físico para a caminhada e a presença de um guia devido a dificuldade da localização.  Está aproximadamente a 50km de Alto Paraíso, onde 20km são de estrada asfaltada. Como várias cachoeiras na região, não é possível transitar em época de chuva.

Outros Atrativos: Morro da Baleia
O mais próximo do Camping PachaMama. É um local estimado pelos espiritualistas, que realizam em seu topo vigílias, celebrações e meditações. Perfeito para caminhadas, com águas para banhos no alto do primeiro platô em certas épocas do ano. A trilha que sobe o morro deve ser feita por um guia credenciado, no topo é possível ter uma inesquecível vista dos outros morros da Chapada dos Veadeiros num ângulo de 360º.

Jardim de Maytrea

Também é um local valorizado por espiritualistas que afirmam existir no local um campo de força magnética e possibilidades de avistar óvnis. É um local tranqüilo e exuberante com uma paisagem característica das veredas do cerrado. Está localizado exatamente ao lado do PachaMama.

Jardim Zen
Pedras e flores compõem o cenário deste místico ponto por onde passa o Paralelo 14 – a mesma linha que corta Machu Pichu, no Peru. É uma longa caminhada de 17 km ida e volta por uma região de campo limpo onde se encontram espécies de plantas raras em outros locais. Pode-se usufruir de uma relaxante massagem que chamam de Banho Inca, além da vista de uma cachoeira de 70mts de altura. A média de 4 km de Alto Paraíso.

Jardim do  Eden
Nascentes de água morna com piscinas artificiais e acabamento rústico permitem um agradável e relaxante banho. É indicado para todas as idades, pois a caminhada de 300 mts é fácil. Fica a 15 km de São Jorge.